terça-feira, 5 de maio de 2009

ATENÇÃO AMIGAS A DEPRESSÃO AUMENTA A BARRIGA!





Um estudo americano fez dezenas de pesquisas que comprovam: a depressão está associada ao risco de problemas cardiovasculares, como derrames, infartos e o aumento da famosa barriguinha.

Mais do que constatar o vínculo entre o transtorno psicológico, as artérias entupidas e o aumento de peso, pesquisadores do Centro Médico da Universidade Rush, nos Estados Unidos, tentam explicar o mecanismo por trás da depressão.

Segundo Lynda Powell, que conduziu a pesquisa, a culpa seria de componentes inflamatórios produzidos pelo organismo dos deprimidos. Essas substâncias facilitam o acúmulo da gordura visceral, aquela que fica impregnada entre os órgãos do abdômen. Além disso, a depressão faz subir os níveis do hormônio cortisol, aumentando as taxas de glicose no sangue. Ou seja: muito mais gordura estocada – e o risco cardiovascular vai para as alturas.

O pior é que quem sofre do transtorno acaba entrando em um labirinto: a depressão favorece o aumento da barriga , que, por sua vez, ajuda a agravar o quadro depressivo, bagunçando o trabalho de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.

O estudo foi realizado com 409 mulheres que participaram do Women in the South Side Health Project (WISH), um trabalho sobre as alterações que ocorrem no organismo feminino durante a menopausa.

Então amigas nós temos mais um motivo para vercermos esse vilão do século chamado depressão.

Podemos combate-la com ajuda médica, psicológica, alimentação correta, exercícios físicos e especialmente com a fé em Deus.